segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dançar e Criar

      A dança é uma forma de expressão corporal.Por meio de coreografias,os alunos aprendem a interpretar gestos e a conhecer diferentes ritmos.Todo esse aprendizado deve fazer parte do planejamento da Educação Física,como preveem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)- assim como os esportes, as lutas e a ginástica.
     Para realizar um bom trabalho,é importante ir além da velha e conhecida fórmula: mostrar à turma uma coreografia pronta,ensaiá-la e apresentá-la.
     " Quando as danças são trazidas para a Educação Física,deve haver um estudo sobre elas".
     Mais do que colocar a turma para se mexer,é preciso refletir sobre os diferentes tipos de dança,apresentar novos gêneros e permitir que os alunos criem passos próprios.
     Quatro etapas não podem ser esquecidas: Mapeamento,aprofundamento,ampliação e ressignificação.
      É importante conversar com a moçada para conhecer as músicas e danças de que eles gostam e que conhecem.As danças apreciadas pelos alunos não devem ser ignoradas.

     APROFUNDAR O CONHECIMENTO RUMO A NOVOS SABERES

     Com base na sondagem,é possivel investigar os conhecimentos da turma.Questionar os alunos a respeito do percurso histórico das danças mencionadas,perguntar quem são as pessoas que participam e o que pensam sobre ela são boas maneiras de conduzir a conversa.
     " Há que se colocar o tema em discussão e fazer relações com a vida." Assim,é possivel caminhar em direção a uma cultura mais ampla,que encare as produções corporais como uma dimensão cultural intrínseca ao corpo.
      " A ideia era mostrar que as freferências culturais trazidas de casa têm valor".



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