Para realizar um bom trabalho,é importante ir além da velha e conhecida fórmula: mostrar à turma uma coreografia pronta,ensaiá-la e apresentá-la.
" Quando as danças são trazidas para a Educação Física,deve haver um estudo sobre elas".
Mais do que colocar a turma para se mexer,é preciso refletir sobre os diferentes tipos de dança,apresentar novos gêneros e permitir que os alunos criem passos próprios.
Quatro etapas não podem ser esquecidas: Mapeamento,aprofundamento,ampliação e ressignificação.
É importante conversar com a moçada para conhecer as músicas e danças de que eles gostam e que conhecem.As danças apreciadas pelos alunos não devem ser ignoradas.
APROFUNDAR O CONHECIMENTO RUMO A NOVOS SABERES
Com base na sondagem,é possivel investigar os conhecimentos da turma.Questionar os alunos a respeito do percurso histórico das danças mencionadas,perguntar quem são as pessoas que participam e o que pensam sobre ela são boas maneiras de conduzir a conversa.
" Há que se colocar o tema em discussão e fazer relações com a vida." Assim,é possivel caminhar em direção a uma cultura mais ampla,que encare as produções corporais como uma dimensão cultural intrínseca ao corpo.
" A ideia era mostrar que as freferências culturais trazidas de casa têm valor".
Nenhum comentário:
Postar um comentário